Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

domingo, 28 de abril de 2013

Modelos Atômicos

Modelo Atômico de Dalton(1808)
     A Matéria era constituída de átomos que seriam uma esfera Maciça, Indivisível, Impenetrável e Indestrutível.
     Todos os átomos de um dado elemento são idênticos, tendo em particular o mesmo tamanho, massa e propriedades químicas.
     Seu modelo ficou conhecido como "Bola de Bilhar".
 
Modelo Atômico de Thomson (1897)
     J.J. Thomson em suas pesquisas sobre a natureza elétrica da matéria descobriu que a matéria era formada por cargas elétricas positivas e negativas, sendo assim modificou o modelo atômico de Dalton.
     Thomson apresentou o seu modelo atômico: uma esfera de carga positiva na qual os elétrons, de carga negativa, estão distribuídos mais ou menos uniformemente. A carga positiva está distribuída, homogeneamente, por toda a esfera. 
     Seu modelo ficou conhecido como "Pudim de passas ou ameixas".
Modelo Atômico de Rutherford (1911)
     Rutherford concluiu que o átomo não era uma bolinha maciça. Admitiu uma parte central positiva muito pequena mas de grande massa ("o núcleo") e uma parte envolvente negativa e relativamente enorme ("a eletrosfera ou coroa"). Se o átomo tivesse o tamanho do Estádio do Morumbi, o núcleo seria o tamanho de uma azeitona. 
     Seu modelo levou a ideia de um átomo nucleado (núcleo), onde o mesmo ficou conhecido como "Sistema solar ou modelo Planetário", no qual os elétrons descrevem um movimento circular ao redor do núcleo, assim como os planetas se movem ao redor do sol. 
Modelo Atômico Bohr (1913)
     Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr expôs uma ideia que modificou o modelo planetário do átomo.
     Um elétron num átomo só pode ter certas energias específicas, e cada uma destas energias corresponde a uma órbita particular. Quanto maior a energia do elétron, mais afastada do núcleo se localiza a sua órbita.
     Se o elétron receber energia ele pula para uma órbita mais afastada do núcleo. Por irradiação de energia, o elétron pode cair numa órbita mais próxima do núcleo. No entanto, o elétron não pode cair abaixo de sua órbita normal estável. 
Seu modelo re refere a quantização de energia, o que levou as camadas eletrônicas.


        NÚMERO MÁXIMO DE ELÉTRONS NOS NÍVEIS DE ENERGIA
        Os elétrons da eletrosfera distribuem-se em sete camadas eletrônicas que são
designadas pelas letras do alfabeto: K, L, M, N, O, P, Q. Os elétrons de cada uma das camadas possuem uma quantidade de energia sempre inferior à da camada seguinte. A quantidade de energia dos elétrons determina um nível de energia que recebe um valor numérico denominado número quântico. Cada número quântico corresponde a uma camada eletrônica.

CAMADA - N° MÁXIMO ELÉTRONS
K = 2
L = 8
M = 18
N = 32
O = 32
P = 18
Q = 2
     Seja qual for a última camada de um átomo, ele nunca pode possuir mais de 8 elétrons. A penúltima camada geralmente tem 8 ou 18 elétrons. Quando um átomo se combina com outro, há uma tendência a completar-se o n° máximo de elétrons da última camada.


Fontes: http://agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1
http://www.xtimeline.com/evt/view.aspx?id=370796
http://www.brasilescola.com/quimica/o-atomo-thomson.htm
http://mesonpi.cat.cbpf.br/fismod/O_atomo/o_atomo.htm
http://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/modelos-atomicos
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/numeros-quanticos.htm


TRABALHO: Separação de Misturas

SEPARAÇÃO DE MISTURAS


       Em Química, separações de misturas são utilizadas para isolar substâncias (ou outras misturas) em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.        Os componentes das misturas podem ser separados. Há algumas técnicas para realizar a separação de misturas. O tipo de separação depende do tipo de mistura.
Alguns dos métodos de separação de mistura são: catação, levigação, dissolução ou flotação, peneiração, separação magnética, dissolução fracionada, decantação e sedimentação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação simples e fracionada e fusão fracionada.
Separação de Sólidos
     Para separar sólidos podemos utilizar o método da catação, levigação, flotação ou dissolução, peneiração, separação magnética, ventilação e dissolução fracionada.
- CATAÇÃO – consiste basicamente em recolher com as mãos ou uma pinça um dos componentes da mistura.
Exemplo: separar feijão das impurezas antes de cozinhá-los.

- LEVIGAÇÃO – separa substâncias mais densas das menos densas usando água corrente. 
Exemplo: processo usado por garimpeiros para separar ouro (mais denso) da areia (menos densa).

- DISSOLUÇÃO – consiste em dissolver a mistura em solvente com densidade intermediária entre as densidades dos componentes das misturas.
Exemplo: serragem + areia 
Adiciona-se água na mistura. A areia fica no fundo e a serragem flutua na água.

- PENEIRAÇÃO – separa sólidos maiores de sólidos menores ou ainda sólidos em suspensão em líquidos.
Exemplo: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como o maracujá.
Este processo também é chamado de tamização.

- SEPARAÇÃO MAGNÉTICA – usado quando um dos componentes da mistura é um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado. 
Exemplo: limalha de ferro + enxofre; areia + ferro

- VENTILAÇÃO – usado para separar dois componentes sólidos com densidades diferentes. É aplicado um jato de ar sobre a mistura.
Exemplo: separar o amendoim torrado da sua casca já solta; arroz + palha.

- DISSOLUÇÃO FRACIONADA - consiste em separar dois componentes sólidos utilizando um líquido que dissolva apenas um deles. 
Exemplo: sal + areia 
Dissolve-se o sal em água. A areia não se dissolve na água. Pode-se filtrar a mistura separando a areia, que fica retida no filtro da água salgada. Pode-se evaporar a água, separando a água do sal.

Separação de Sólidos e Líquidos
    Para separar misturas de sólidos e líquidos podemos utilizar o método da decantação e sedimentação, centrifugação, filtração e evaporação.
- SEDIMENTAÇÃO – consiste em deixar a mistura em repouso até o sólido se depositar no fundo do recipiente. 
Exemplo: água + areia

- DECANTAÇÃO – é a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura. 
Exemplo: água + óleo; água + areia

- CENTRIFUGAÇÃO – é o processo de aceleração da sedimentação. Utiliza-se um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador, que pode ser elétrico ou manual. 
Exemplo: Para separar a água com barro.

- FILTRAÇÃO – processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro.

- EVAPORAÇÃO – consiste em evaporar o líquido que está misturado com um sólido.
Exemplo: água + sal de cozinha (cloreto de sódio).
Nas salinas, obtém-se o sal de cozinha por este processo. Na realidade, as evaporações resultam em sal grosso, que se for purificado torna-se o sal refinado (sal de cozinha), que é uma mistura de cloreto de sódio e outras substâncias que são adicionadas pela indústria.

Separação de Misturas Homogêneas
     Para separar os componentes das substâncias de misturas homogêneas usamos os métodos chamados de fracionamento, que se baseiam na constância da temperatura nas mudanças de estados físicos. São eles: destilação e fusão.
- DESTILAÇÃO – consiste em separar líquidos e sólidos com pontos de ebulição diferentes. Os líquidos devem ser miscíveis entre si. 
Exemplo: água + álcool etílico; água + sal de cozinha
     O ponto de ebulição da água é 100°C e o ponto de ebulição do álcool etílico é 78°C. Se aquecermos esta mistura, o álcool ferve primeiro. No condensador, o vapor do álcool é resfriado e transformado em álcool líquido, passando para outro recipiente, que pode ser um frasco coletor, um erlenmeyer ou um copo de béquer. E a água permanece no recipiente anterior, separando-se assim do álcool. 
Para essa técnica, usa-se o aparelho chamado destilador, que é um conjunto de vidrarias do laboratório químico. Utiliza-se: termômetro, balão de destilação, haste metálica ou suporte, bico de Bunsen, condensador, mangueiras, agarradores e frasco coletor.
Este método é a chamada Destilação Simples.

    Nas indústrias, principalmente de petróleo, usa-se a Destilação Fracionada para separar misturas de dois ou mais líquidos. As torres de separação de petróleo fazem a sua divisão produzindo gasolina, óleo diesel, gás natural, querosene, piche. 
     As substâncias devem conter pontos de ebulição diferentes, mas com valores próximos uns aos outros.

- FUSÃO FRACIONADA – separa componentes de misturas homogêneas de vários sólidos. Derrete-se a substância sólida até o seu ponto de fusão, separando-se das demais substâncias.
Exemplo: mistura sólida entre estanho e chumbo. 
O estanho funde-se a 231°C e o chumbo, a 327°C. Então, funde-se primeiramente o estanho.



Trabalho de Ciências  
     Após ler o texto, responda as questões a seguir:
1. Para que serve os processos de separação de misturas?
2. Quais os métodos de separação?
3. Nas atividades a seguir, indique o tipo de separação que pode ser utilizado:
a)preparar cafezinho
b) produzir sal de cozinha
c) separar impurezas do feijão
4. No processo de separação dos derivados do petróleo obtém-se gasolina, querosene e óleo diesel. Qual o processo de separação utilizado nesse processo?
5. Qual o processo de separação mais adequado para separar o álcool de uma mistura com acetona?
6. Indique os processos usados para separar:
a) gás oxigênio e gás nitrogênio 
b) água e areia
7. Para se separar convenientemente uma mistura de areia, sal de cozinha, gasolina e água devemos utilizar que sequência de processos?
8. Suponha que uma pessoa, acidentalmente, deixou cair todo seu sal de cozinha (NaCl) numa caixa de cobre em pó e limalhas de ferro. Descreva como ela poderia separar e isolar os 3 componentes da mistura.
9. Indique os processos de separação utilizados nas misturas a seguir:
a) óleo e água
b) álcool e água
c) ar e poeira
d) água, serragem e açúcar
10. Comente no blog o processo de separação de misturas que você achou mais interessante. Por que motivo?
OBS: Entregar as respostas das questões dia 09/05/2013. Pontualidade na entrega é importante! Colocar seus dados de identificação numa capa. Cuidar o capricho na apresentação do trabalho (folha dobrada, suja, rasurada, cortada, com os fiapos do caderno perderão pontos na nota final). 





quinta-feira, 25 de abril de 2013

Propriedades da Matéria - Correção das atividades

     Correção das atividades

     A seguir estão as respostas das atividades sobre Propriedades da Matéria (aulas dos dias 15 e 22/04).

1 - As propriedades da matéria se classificam em gerais e específicas (organolépticas, físicas e químicas).
2 - Massa, volume, inércia, elasticidade, compressibilidade, divisibilidade, impenetrabilidade.
3 - Impenetrabilidade.
4 - Isto ocorre porque seus espaços interatômicos e intermoleculares diminuem ou aumentam.
5 - Letra E.
6 - Letra B.
7 - Letra B. 
8 - Letra C.