Química é uma disciplina interessante e divertida. A Física também tem seus encantos.
A Biologia explica a vida. E todas elas se relacionam para mostrar os encantos da Ciência.
Vamos conferir?!
Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.
A seguir estão as fotos dos trabalhos dos alunos do 9º ano das turmas Laranja e Amarela sobre os Modelos Atômicos.
Todos os alunos que apresentaram seus trabalhos estão de parabéns!!!
"Uma das funções do ensino de Ciências é aquela que permita ao aluno se apropriar da estrutura do conhecimento científico e de seu papel potencial explicativo e transformador". (Delizoicov[1] 2011, p. 69)
[1] DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José
A.; PERNAMBUCO, Marta M. Ensino de
Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
Alunos postem aqui no blog seus comentários sobre: quais
as contribuições para sua aprendizagem promovidas pela construção dos modelos
atômicos?
O movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
Exemplo: Um carro encontra-se no Km 32 - em relação a uma determinada rodovia - ao mesmo tempo o condutor verifica seu relógio ao qual o mesmo marca 13h. Posteriormente seu veículo encontra-se no km 160, novamente o condutor verifica seu relógio que marca 14h:30min. O condutor, um amante da cinemática resolve calcular sua velocidade, considerando a mesma constante durante todo o percurso. Qual foi o valor da velocidade calculada?
Resolução: Primeiramente devemos identificar que o movimento é retilíneo uniforme, agora podemos aplicar a fórmula prática da velocidade no MRU.
V=ΔS/ΔT
ΔS=160 km-32 km=128 km
ΔT= 14,5 h-13 h=1,5 h
Logo:
V=128 km/1,5 h=85,3 km/h
É importante não confundir o s que simboliza o deslocamento do s que significa segundo. Este é uma unidade de tempo. Para que haja essa diferenciação, no problema foram usados: S (para deslocamento) e s(para segundo).
Saiba mais...
Por convenção, definimos que, quando um corpo se desloca em um sentido que coincide com a orientação da trajetória, ou seja, para frente, então o movimento será chamado movimento progressivo.
Analogamente, quando o sentido do movimento for contrário ao sentido de orientação da trajetória, ou seja, para trás, o movimento será chamado de movimento retrógrado.