Lixo Eletrônico
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. São exemplos de lixo eletrônico: monitores de computadores, telefones celulares e baterias; computadores; televisores, câmeras fotográficas, etc.
Assim, para evitar a poluição do meio ambiente, é preciso fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas, em que há orientação para que o lixo eletrônico deva ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis.
Reciclagem de placas de circuito impresso
As placas de circuito impresso (PCI) são os componentes responsáveis pela circulação de sinais elétricos em celulares, computadores, tablets e certos modelos de micro-ondas, geladeiras, brinquedos e carros.
As PCI têm em sua composição 30% de cerâmica, 30% de polímeros (plásticos) e 40% de metais. Entre os metais que compõem essas placas que podem ser reciclados está o cobre que possui alto valor comercial. Além do cobre, há outros metais, como níquel, estanho, alumínio, ferro, zinco e mesmo ouro e prata em pequenas quantidades.
Embora as PCI sejam a fração de maior valor agregado dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, representam um grande desafio em termos de reciclagem e descarte.
A dificuldade é, por um lado, haver a presença de substâncias tóxicas, como o chumbo, e por outro, o emprego de técnicas para reciclá-las esbarram em alto consumo de energia, emissão de gases poluentes e necessidade de dispor de grandes volumes de material para reciclagem.
===============================================================================================
Após a leitura do texto, anotar no caderno os elementos químicos descritos no texto e as dúvidas acerca do tema trabalhado.