Os exercícios a seguir devem ser realizadas em grupo de até 3 estudantes:
1) Um professor afirma que a trajetória de um móvel depende do referencial adotado. Explique ou exemplifique essa afirmação.
2) Durante um voo, um avião lança uma caixa presa a um paraquedas. Após esse lançamento o paraquedas abre-se, e uma força devida à resistência do ar, passa a atuar sobre o conjunto – caixa e paraquedas. Observa-se que, depois de algum tempo, o conjunto passa a cair com velocidade constante.
Explique por que isso acontece?
3) Na sua queda em direção ao solo, uma gota de chuva sofre o efeito da resistência do ar. Essa força de atrito é contrária ao movimento e aumenta com a velocidade da gota. Descreva os tipos de movimento que acontecem nesse processo de queda.
4) A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) está testando seu novo avião, o EMB-145. Conforme anunciado pelos técnicos, a velocidade média do avião vale aproximadamente 800 km/h (no ar). Sabendo o tempo gasto num percurso de 1480 km, compare com o tempo que demoraria uma viagem de carro com média de velocidade de, por exemplo, 90km/h.
5) Por que não é possível viajar no espaço com o avião, mas apenas em camadas mais internas da atmosfera da terra? Pesquisar sobre o assunto e responder a essa questão. Fazer um comentário no blog e/ou sugerir fontes de pesquisa.
Sites sobre o voo do avião
<http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20031/Andre/>
– O que faz um avião voar?
<http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-aviao-voa>
– Como o avião voa?
<http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/10/15/clique-ciencia-conheca-as-altitudes-que-avioes-podem-alcancar.htm>
– Conheça as altitudes que aviões podem alcançar
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