Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Plásticos X Oceanos: Cientistas descobrem que plásticos estão 'grudados' nos oceanos

Microplásticos e nanoplásticos são aglutinados com bactérias e formam uma massa que coloca em risco a vida marinha


Por Laís Vieira, do R7 em 05/02/2019 - texto adaptado.

    

     Pesquisadores da Universidade Heriot-Watt, na Escócia, e da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, descobriram que microplásticos e nanoplásticos estão sendo aglutinados com bactérias, algas e outras partículas orgânicas e colocando em risco a vida marinha. 

      Eles realizaram os experimentos em tanques de água salgada dentro dos lagos de Faroe-Shetland e Firth of Forth, ambos no Reino Unido, para entender o comportamento dessas substâncias nos mares e o impacto para o meio ambiente 

     Os pesquisadores adicionaram plásticos a água do mar e simularam as condições na superfície do oceano. Em pouco tempo, formou-se uma massa resultado da interação de biopolímeros, moléculas produzidas por seres vivos, com o plástico.

    Esses aglomerados no mar ficaram grandes o suficiente para serem vistos a olho nu e até serem confundidos com alimento por pequenos animais marinhos.

    Os biopolímeros são comuns em água doce e em água marinha, mas até então os cientistas não sabiam os efeitos da associação desses materiais semelhantes a cola juntamente com o microplástico e nanoplásticos.

     “Uma pesquisa como essa está começando a preencher as lacunas no conhecimento dos cientistas, mas precisamos de mais evidências para priorizar e gerenciar a poluição do plástico de modo eficaz”, diz o professor Ted Henry, da Universidade Heriot-Wat.

      Os cientistas também alertam que essa aglomeração pode desviar o fluxo de alimentos tanto na superfície quanto no fundo do mar e prejudicar a vida marinha.



Para saber mais: Microplástico: um dos principais poluentes dos oceanos

     Partículas quase invisíveis de microplástico são prejudiciais à vida marinha e ao ser humano.
   O microplástico, como o próprio nome diz, é uma pequena partícula de plástico. Esse tipo de material é um dos principais poluentes dos oceanos. Alguns pesquisadores consideram que o tamanho máximo do microplástico é de 1 milímetro, enquanto outros adotam a medida de 5 milímetros.

    O grande problema é que, como mencionado em nossa matéria sobre a grande quantidade de plástico nos oceanos, o microplástico altera a composição de certas partes dos oceanos, prejudicando o ecossistema da região e consequentemente a saúde humana.
    O microplástico que vai parar no oceano tem origem no descarte inadequado de embalagens; escape de embalagens de aterros por meio do vento e da chuva; lavagem de roupas de fibras de plástico como o poliester; escape de matéria primária de plástico como o nurdles; entre outras. Ao chegar à natureza, produtos como garrafas, embalagens e brinquedos que não foram descartados corretamente, passam por um processo de quebra mecânica realizada pela chuva, pelos ventos e pelas ondas do mar, que fazem com que os produtos se fragmentem em pequenas partículas plásticas que se caracterizam como microplástico.



Fontes: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/cientistas-descobrem-que-plasticos-estao-grudados-nos-oceanos-05022019#!/foto/7
https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/1267-microplasticos-um-dos-principais-poluentes-dos-oceanos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário