Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

terça-feira, 30 de março de 2010

Estudando química

Estudando química
Saber como estudar é a chave para aprender química. A maioria de vocês tem tempo limitado. Estudo efetivo envolve fazer o melhor uso desse tempo.
Seguir algumas dicas pode ajudar em química e nas demais disciplinas.
Organização é um importante fator de estudo. Selecione um tempo regular e use-o para estudar. Escolha o momento em que você esteja mais alerta. Não tente estudar na cama antes de dormir. Estudar é trabalhar duro. Escolha um lugar isolado de trabalho com boa iluminação.
Se sua casa é barulhenta, você deve permanecer na escola, procurando, por exemplo, a biblioteca.
Concentre-se inteiramente naquilo que você estuda. O objetivo do estudo é assimilar o que foi tratado em aula, para efetivamente crescer no conhecimento. Embora possa ser difícil, tente não pensar em problemas pessoais enquanto estuda.
Estude para aprender idéias e não apenas para cobrir um número de páginas específicas. Enquanto você lê, pense sobre estas idéias, relacione-as com outras anteriormente estudadas e até com sua própria vivência (o laboratório ajuda bastante neste momento). Enquanto você aprende nova matéria, tente organizá-la num padrão, adaptando-a à estrutura do curso.
Organizar idéias é tão importante quanto organizar seu tempo.
Repetição é também básico para aprender. Estudar por muitos curtos períodos é melhor do que uma longa sessão de estudo porque o capacita a rever matéria passada. Portanto, tente estudar química por uma hora diária e não um dia todo no fim de semana.
Exercite-se na resolução dos problemas que são trabalhados no texto. Você não pode aprender algo apenas olhando como alguém o faz. Você deve fazê-lo por si próprio. Depois de estudar um exemplo, copie a questão, feche o livro e tente resolver o problema por si só.
Se você puder resolvê-lo, então tente problemas adicionais para reforçar suas habilidades. Se você tiver dificuldade, volte ao texto e descubra o que errou. Depois, tente novamente. Há outras ferramentas que você pode descobrir, e não esqueça que o professor é seu
parceiro, portanto não acumule dúvidas, esclareça-as o mais rápido possível.
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário