Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

quinta-feira, 8 de abril de 2010


Curiosidades

Água Destilada
A água destilada é a água tornada pura por destilação. O Homem não deve beber água destilada porque esta contém pouco teor de sais, podendo por isso ser prejudicial para a saúde porque dilui os sais do organismo.


TNT
A abreviação TNT é muito utilizada para o trinitrotolueno. Embora insensível ao calor e ao choque, quando detonado, os átomos deste composto rearranjam-se formando produtos que têm um volume mil vezes maior do que o original. Os produtos formados são o vapor de água, dióxido de carbono e gases azotados.


Urtigas
As folhas de urtiga contêm espinhos com ácido metanóico ou fórmico. Este ácido é o responsável pelas picadas dolorosas quando tocamos as folhas da urtiga. O ácido fórmico é incolor e extremamente pungente. Existem formigas que utilizam este ácido como veneno.


Grafite e Diamante
A grafite utilizada como mina do lápis, por muito estranho que pareça, tem uma composição igual à do diamante. Estes dois minerais são formados exclusivamente por carbono. As propriedades destes diferem muito graças à diferente estrutura cristalina. Enquanto que a grafite serve para escrever (desfaz-se no papel), o diamante é conhecido como o material natural mais duro.


Fogo de artifício
A exibição do fogo de artifício é iniciada pela explosão da pólvora. Esta reação fornece a energia suficiente para os metais alcalino-terrosos (elementos do grupo II) exibirem as suas cores características quando excitados. Metais alcalino-terrosos como o bário (Ba), magnésio (Mg) e estrôncio (Sr) são utilizados com frequência em pirotecnia.


Latas de conserva
Na maior parte das vezes, as latas de conserva são revestidas por uma película de estanho. Podes observar isso quando abrires uma lata de atum. O estanho pode ser utilizado na indústria alimentar porque não é tóxico. Além disso, o estanho não sofre facilmente corrosão e tem a propriedade de formar um filme uniforme depositado na superfície da lata de aço.


Fósforos
A cabeça dos fósforos é constituída por clorato de potássio e enxofre. Esta tem também sulfureto fosforoso que, quando friccionado numa superfície abrasiva, entra em ignição ativando o resto do fósforo.


Metano
O metano tem importantes aplicações domésticas, sendo obtido principalmente a partir de combustíveis fósseis. No entanto, o metano é também produzido pelas bactérias na ausência de ar. A este tipo de metano dá-se a designação de biogás.


Vidro
O vidro é constituído por areia, carbonato de sódio e pedra calcária. A areia é utilizada para fornecer o principal constituinte do vidro, ou seja, o dióxido de silício (sílica). Por forma a dar coloração ao vidro, o óxido de ferro é utilizado para o vidro obter a coloração verde. Por sua vez, o carbonato de bário é adicionado ao vidro por forma a que este adquira a coloração castanha.

Teflon
Os tachos de fritar são revestidos por uma película de Teflon. Este composto orgânico halogenado é muito resistente a solventes, termicamente estável e, principalmente, oferece pouco atrito aos alimentos, ou seja, é escorregadio (os alimentos não ficam colados).


Sabão
O sabão é um sal de um metal alcalino (potássio ou sódio), ácido, de cadeia alifática longa (14 a 5 carbonos). As extremidades das moléculas que constituem o sabão têm polaridades distintas. Uma das extremidades dessas moléculas atrai os compostos polares (água) e a outra atrai os apolares (gorduras). É devido a este fato que o sabão apresenta a capacidade de reunir as gorduras em micelas, sendo estas posteriormente eliminadas por outros meios.










Nenhum comentário:

Postar um comentário