Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Biotecnologia (Texto 2)

Biotecnologia


     A biotecnologia nada mais é do que a exploração de processos biomoleculares/agentes biológicos (células, moléculas, organelas) no desenvolvimento de novos produtos, alimentos ou medicamentos. Embora ainda assuste o senso comum, com a imagem mítica de que a manipulação de organismos pode ser maléfica à saúde, as técnicas empregadas nessa área não somente não causam dano algum à saúde humana, como podem ser o ponto de partida para a descoberta da cura de muitas doenças e melhora substancial na qualidade de vida das pessoas. 
      Embora o termo “biotecnologia” esteja na moda nos dias de hoje, o uso de organismos vivos ou sistemas biológicos na obtenção de melhor colheita ou otimização da produção bovina é um recurso amplamente utilizado desde a antiguidade. Os primeiros vestígios do uso da biotecnologia na produção de alimentos datam de cerca de 6.000 a.C., quando sumérios e babilônios manipulavam leveduras para produzir bebidas (próximas do que chamamos hoje de cerveja). Assim como a biotecnologia, as técnicas de engenharia genética ganharam forte importância na sociedade moderna a partir dos anos 80, quando os cientistas tornaram-se capazes de transferir informações genéticas de um organismo para outro, promovendo a produção de alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes, medicamentos de toda a espécie, além de produção de floras adaptadas em diversos ambientes. A engenharia genética (que envolve a troca de genes) e a biotecnologia (usa processos naturais, puramente biológicos) passaram, desde então, a ter papel preponderante na melhora de vida dos seres humanos. 

Fonte: <http://www.superbac.com.br/saiba-tudo-sobre-biotecnologia/> – texto adaptado pela professora. 


Após ler o texto, os estudantes devem responder as questões a seguir:
1)           A Biotecnologia é uma ciência nova? Justifique.
2)           Segundo o texto, a manipulação de seres vivos faz bem ou mal à saúde?
3)           Quais os principais exemplos dados no texto de uso da biotecnologia?
4)           Por que a biotecnologia é importante na sociedade moderna? 
5)     Em sua opinião, a biotecnologia melhora a vida dos seres vivos? Por quê?

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1)A palavra biotecnologia é nova, porem a muito tempo o homem conhece e domina alguns com o mesmo intuito da biotecnologia

    2) Segundo o texto, a manipulacao faz bem para a saude.

    3)" A biotecnologia nada mais é do que a exploração de processos biomoleculares/agentes biológicos (células, moléculas, organelas) no desenvolvimento de novos produtos, alimentos ou medicamentos."
    "o uso de organismos vivos ou sistemas biológicos na obtenção de melhor colheita ou otimização da produção bovina é um recurso amplamente utilizado desde a antiguidade."
    'produção de alimentos datam de cerca de 6.000 a.C., quando sumérios e babilônios manipulavam leveduras para produzir bebidas (próximas do que chamamos hoje de cerveja).'

    4)A biotecnologia é importante na sociedade por que faz com que tenhamos mais informacao e mais alimentos e outras coisas para nossa vida.

    5) Sim, por que ela nos da mais informacoes e possibilidades de certas coisas.


    ResponderExcluir
  3. 1) Não ela já é praticada desde cerca de 6000 a. C.
    2) Não faz mal, pode ate ajudar a descobrir a cura de novas doenças
    3) eles usavam os organismos para melhorar a colheita e otimizar a produção bovina
    4) quando os cientistas tornaram capazes de transferir informações genéticas de um organismo para outro, produzindo alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes, medicamentos de toda a espécie, além de produção de floras adaptadas em diversos ambientes
    5) sim, com certeza. Com isso os alimentos mais saudáveis e mais medicamentos

    ResponderExcluir
  4. 1) Não porque o uso de organismos vivos ou sistemas biológicos na obtenção de melhor colheita ou otimização da produção bovina é um recurso amplamente utilizado desde a antiguidade.
    2) A manipulação de seres vivos faz bem para a saúde , as técnicas empregadas nessa área não somente não causam dano algum à saúde humana, mas como podem ser o ponto de partida para a descoberta da cura de muitas doenças e melhora substancial na qualidade de vida das pessoas.
    3) Os principais exemplos são: ter uma melhor colheita, otimização bovina e medicamentos
    4) A engenharia genética (que envolve a troca de genes) e a biotecnologia (usa processos naturais, puramente biológicos) passaram, desde então, a ter papel preponderante na melhora de vida dos seres humanos.
    5) Melhora a vida dos seres vivos, pois e capas de descobrir curas para doenças.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. 1) Não a biotecnologia não é uma ciência nova, pois de acordo com o texto, os primeiros vestígios do uso da biotecnologia na produção de alimentos datam de cerca de 6.000 a.C.

    2) a manipulação dos seres vivos não causa dano a saúde humana, essa manipulação podem ser o ponto de partida para a descoberta da cura de muitas doença.

    3) Os exemplos são: Transferir informações genéticas de um organismo para outro, promovendo a produção de alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes, medicamentos de toda a espécie, além de produção de floras adaptadas em diversos ambientes.

    4) A biotecnologia é muito importante para sociedade porque, pode descobrir cura de doenças, pode produzir alimentos saudáveis e cheios de nutrientes, entre outras.

    5) Sim, na minha opinião melhora a vida dos seres humanos porque ajuda nos desenvolvimentos científicos

    ResponderExcluir