Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Roteiro de Experimentos


EXPERIMENTO 1 – Queda livre dos corpos.
Pegue uma folha de caderno e um apagador (ou estojo cheio de materiais).




Levante-os a certa altura. Em seguida, solte-os simultaneamente. Peça para os alunos observarem e anotarem qual dos objetos alcançou primeiro o chão. A seguir, devem amassar a folha de papel formando uma bola.



Com o mesmo apagador ou estojo e a bola de papel, abandone-os novamente, simultaneamente. Peça que observem e anotem suas observações explicando porque agora o ar não mais exerce tanta influência sobre a massa do papel.

Explicação: A forma da folha mudou, mas sua massa permanece a mesma. Mesmo com a presença de ar no meio de realização do experimento, é possível observar que o corpo mais pesado sempre alcançará primeiro o chão. A atração gravitacional exercida pela Terra aos corpos é constante, sendo sua medida aproximadamente 9,8m/s².

Fonte: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/queda-dos-corpos.htm>

EXPERIMENTO 2 – Aceleração da gravidade.
Dividir a turma em grupos de três alunos.
A tarefa consiste em abandonar uma esfera de uma determinada altura pré-estabelecida e marcar o tempo de queda entre o momento do abandono (velocidade inicial igual a zero) e o momento em que a esfera toca o solo.
Para que todos participem, cada aluno terá uma função: soltar a esfera, marcar o tempo de queda e anotar os dados obtidos.
O abandono e a marcação do tempo de queda devem ser feitos, no mínimo, 10 vezes e anotados os resultados.
Após, solicitar que cada grupo explique as diferenças de valores encontrados no experimento e qual a relação desses valores com a aceleração da gravidade na queda da esfera.

Explicação: Os alunos devem perceber que os valores obtidos são diferentes pois, trata-se de um experimento que sofre a ação de diferentes variáveis, devido ao fato de haver resistência do ar durante o experimento, pois não é possível executá-lo no vácuo. Isso pode reduzir a aceleração gravitacional, o que influencia na inexatidão dos resultados esperados teoricamente (aceleração gravitacional aproximadamente igual a 9,8m/s²). Outro fator que interfere nos resultados é altura inicial de queda: quanto mais alto o ponto de lançamento menos atua a força da gravidade, comprovando a teoria de que a gravidade diminui à medida que nos afastamos do centro da Terra.

Fonte: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-aceleracao-gravidade.htm>

Experimentos adaptados pela professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário