Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Descobrindo a Radioatividade



1ª aula: Exibição dos vídeos abaixo e debate sobre os avanços tecnológicos envolvendo o uso da radiação em tratamentos de saúde e sobre os efeitos da radiação nos seres vivos, a partir da seguinte questão:
 
  • Quais benefícios/malefícios são causados pela radiação ao ser humano e ao meio ambiente?




 


2ª aula: Texto para leitura.


Quais são os efeitos da radiação no corpo humano?

     Em física, radiação é a emissão de energia por meio de ondas. Determinados elementos químicos, por possuírem núcleos instáveis (quando não há equilíbrio entre as partículas que o formam), liberam radiação ionizante. É o caso dos combustíveis utilizados nas usinas nucleares, como o urânio e o plutônio. 

     Quando exposto a esse tipo de radiação, o corpo humano é afetado, sofrendo alterações até mesmo no DNA das células, causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte. Assim, a radiação tem a capacidade de alterar a característica físico-química das células. As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis

   Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta, mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos. Ocorrem naqueles indivíduos que tiveram contato com material radioativo ou que se expuseram a grande quantidade de radioatividade

    Os efeitos agudos variam de queimaduras nas mucosas até alterações na produção do sangue, com rompimento das plaquetas (células que atuam na coagulação do sangue) e queda na resistência imunológica. Esses efeitos são pouco comuns em acidentes em usinas, pois só ocorrem quando há uma exposição intensa e próxima. 

     No entanto, em eventos como o ocorrido no Japão, a radiação pode contaminar o ambiente por meio do vazamento de componentes radioativos. O risco passa a ser a entrada de material contaminado na cadeia alimentar humana, por meio do consumo da água, de vegetais ou de carne de animais mantidos com alimentação contaminada. Com essa exposição frequente aparecem problemas crônicos como câncer de pulmão, de pele ou de sangue (leucemia), problemas na tireoide e esterilidade. 

    As alterações no DNA das células podem se estender por gerações. Pesquisas recentes com netos de sobreviventes ao ataque nuclear à Hiroshima (Japão), durante a Segunda Guerra Mundial, apontaram alta taxa de infertilidade. A explicação estaria no fato de que as células reprodutoras são muito sensíveis e especialmente afetadas pela radiação. 

    Incidentes nucleares são recentes na história. Por isso, ainda não é possível conhecer todos os efeitos que a radiação pode causar em longo prazo, nas próximas gerações. Hoje, sabemos que, para quem é afetado, não existe tratamento possível. A radiação pode até sair do corpo, mas o efeito biológico não.

Fonte: Revista Nova Escola, Março, 2011. http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-sao-efeitos-radiacao-corpo-humano-energia-nuclear-621960.shtml – texto adaptado pela professora.

Após a leitura do texto, acessar os links ativos (palavras em destaque no texto) e anotar sua compreensão sobre: radiação, energia, ondas eletromagnéticas, contaminação por radioatividade, uso de radiação na medicina, mutações no organismo e efeitos da radioatividade na cadeia alimentar.


3ª e 4ª aulas: Socialização da pesquisa em sala de aula, das dificuldades, dúvidas e compreensões sobre o texto lido e a pesquisa realizada.
    Apresentação do Prezi com uma síntese sobre o tema radioatividade e os conceitos relacionados, bem como sobre suas aplicações e efeitos.


5ª aula: Pesquisar na internet sobre Marie Curie e suas grandes descobertas  para a Ciência.
      Após, escrever uma redação sobre a pesquisa. 


6ª aula: Responder ao Questionário e fazer um comentário sobre as atividades trabalhadas e sobre as contribuições para sua aprendizagem.



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