Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fósforo – branco, vermelho e preto
    O fósforo é um elemento muito importante em nosso corpo. Uma pessoa de tamanho médio contém em média 500 gramas de fósforo.
    O fósforo existe em diferentes formas alotrópicas.
    O Fósforo branco é uma forma alotrópica do fósforo, muito venenosa, que deve ser mantida sob a água devido à sua propriedade de inflamar-se espontaneamente em contato com o ar.
    O fósforo branco reage fortemente com o oxigênio do ar resultando em um intensa luz branca. Por isso é armazenado em água para evitar a reação.
              História
    Do grego phosphóros (fonte de luz, nome antigo para o planeta Vênus). Descoberto em 1669 pelo alquimista alemão Hennig Brand que o preparou a partir da urina (tentou obter resíduos da destilação. O resultado foi um material que brilhava no escuro. E o termo fosforescência passou a designar genericamente a propriedade de certas substâncias de emitir luz sem combustão).
          Disponibilidade
    Não encontrado livre na natureza. A apatita (fluorfosfato ou clorofosfato de cálcio) é um dos minerais mais importantes.
          Produção
    Um dos processos é o aquecimento, em forno de arco voltaico, do fosfato na presença de sílica e carbono. Em outras épocas, era obtido industrialmente (para a produção de "palitos de fósforo") pela destilação dos vapores resultantes do aquecimento, em retorta, de fosfatos obtidos a partir de ossos moídos e tratados com ácidos.
          Propriedades
    Apresenta diversas variedades alotrópicas e as principais são o branco, o vermelho e o preto. Fósforo comum tem a aparência de um sólido branco e no estado puro se torna incolor. A molécula tem 4 átomos (P4). É solúvel em dissulfeto de carbono (CS2) e insolúvel em água. Em contato com o ar queima espontaneamente, produzindo o pentóxido.
    O fósforo branco é convertido para a variedade vermelha pela exposição à luz solar ou pelo aquecimento, em seu próprio vapor, a 250°C. Essa variedade não queima espontaneamente e não é tão perigosa quanto a branca. Mas deve ser manuseada com cuidado pois emite fumaças tóxicas de óxidos quando aquecida.
    O elemento é altamente venenoso. Uma dosagem de 50 mg é fatal. Fósforo branco deve ser mantido imerso em água e o contato com a pele provoca graves queimaduras. Alguns compostos orgânicos estão entre os venenos mais poderosos. A maioria dos fosfatos inorgânicos não é considerada tóxica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário