Este blog serve de suporte as aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Heloisa Louzada.
Aqui serão postados assuntos relacionados as aulas e todos os estudantes são convidados a participar deste blog e a deixar seus comentários aqui.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Tipos de Movimentos - Física

Vamos classificar os movimentos? 
      Já sabemos que existem vários tipos de movimento. Pense, num carrinho de montanha-russa, por exemplo, ele acelera, mantém a sua velocidade, perde velocidade, anda em linha reta, faz curva. Quase todos os movimentos que nos cercam são assim: bem variados!
      Também já sabemos que, para estudar qualquer coisa, temos de estabelecer uma forma de classificá-la. Lembre, por exemplo, da classificação dos seres vivos; existem vários critérios para essa classificação.
     Outro exemplo seriam os livros em uma biblioteca. Já pensou se não fossem estabelecidos critérios prévios para organizar os livros? Seria praticamente impossível encontrar qualquer exemplar. Nossa visão fica mais ampla e organizada quando temos critérios para fazer as classificações. Para classificar os movimentos, os critérios usados são a forma da trajetória e o que está acontecendo com a velocidade.
Classificação do movimento quanto à trajetória
      Se a trajetória for reta, o movimento será retilíneo, se for curva, o movimento será curvilíneo. Eis alguns exemplos de movimentos curvilíneos:
· Circular: a trajetória é uma circunferência.
· Parabólico: a trajetória é uma parábola.
· Elíptico: a trajetória é uma elipse.
Classificação do movimento quanto à variação da velocidade 
      Se a velocidade varia, dizemos que o movimento é variado
      Ao contrário, se ela permanece constante, dizemos que o movimento é uniforme.
     Se a velocidade aumenta, denominamos o movimento acelerado
     Se diminuir, ele será chamado freiado ou retardado.
     Existem alguns movimentos variados, nos quais o valor da velocidade muda à medida que o tempo passa, mas de forma totalmente previsível. Por exemplo, quando um corpo cai ou é lançado próximo à superfície terrestre, sua velocidade é aproximadamente 9,8 m/s a cada segundo. Como já vimos, a grandeza que mede a variação de velocidade no decorrer do tempo é a aceleração. Portanto, para esses movimentos, a aceleração média vale: 


      Esse valor de aceleração é o mesmo para todos os corpos em queda livre na superfície da Terra numa mesma localidade. É denominado aceleração da gravidade e é simbolizado pela letra g. Para corpos próximos à superfície da Terra, iremos considerar que a aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2. Desse modo, a aceleração será constante e a velocidade do corpo variará uniformemente.
     Quando um corpo cai nessas condições, seu movimento é retilíneo uniformemente acelerado. E quando sobe, seu movimento é retilíneo uniformemente retardado.
     Observe que, no Sistema internacional, a unidade para a aceleração é o m/s2.
     Observe na Prática:    Podemos fazer algumas considerações a respeito dessas classificações, imagine um eixo orientado de posições que aumente para a direita:
“Um carro acelerando a partir do repouso se movimentando para a direita”. 
      No exemplo acima o movimento é acelerado, pois o módulo da velocidade aumenta e também é progressivo, pois a velocidade é no mesmo sentido do eixo de posições.
“Um carro com uma velocidade inicial freia até parar”. 
      Agora temos que enquanto o carro possuia velocidade, ela sempre foi positiva, porém foi diminuindo. Temos então um movimento progressivo e retardado. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário